Quem Somos | Cruzília

História


Fundada em 1948, como uma pequena banca no Mercado Municipal de São Paulo. Com trabalho árduo e no horizonte o sonho de fabricar os próprios queijos, pegou carona no caminho velho da Estrada Real e calhou fazer morada no município de Cruzília/MG, no alto da Serra da Mantiqueira, considerado o melhor terroir do Brasil para produção de queijos finos.

Na esteira da história da produção queijeira no Brasil, ao final da década de 80 foi inaugurada a própria fábrica, aproveitando parte da estrutura do primeiro laticínio da cidade, construído em 1920, quando imigrantes dinamarqueses iniciaram a saga dos queijos europeus no país.

Também por isso a Cruzília é herdeira do milenar conhecimento queijeiro europeu e especialista nos sabores brasileiros. Desta experiência surgem criações autênticas, misteriosas e apaixonantes.

Especialista Em
Queijos


Do café da manhã, almoço, lanche ou jantar e até casamentos e outras celebrações, a Cruzília é a especialista em queijos no Brasil. Não por acaso, é a marca de queijos brasileira mais premiada no mundo. Oferece um portfólio completo e diversificado para qualquer ocasião, afinal de contas, queijo combina com tudo e torna qualquer momento especial.

Das deliciosas e instigantes linhas de queijos de mofo branco (brie e camembert), mofo azul (gorgonzola), aos de origem europeia (emmental, gruyère, gouda, estepe e parmesão) passando pelas iguarias brasileiras (minas padrão, minas meia cura, prato esférico, montanhês e coalho). Também oferece a linha de cotidianos (provolone, mussarela, prato lanche, cobocó e minas frescal) e os populares cremes de queijo (creme de minas frescal, cottage, quark e requeijão cremoso). Além disso conta com a cremosidade e sabor irresistível de fondues, manteigas e nata.

Como se não bastasse toda essa variedade, a Cruzília combina toda sua experiência, conhecimento e criatividade na concepção de queijos exclusivos e inigualáveis como Santo Casamenteiro, Azul de Minas, A Lenda, Serra da Mantiqueira e em breve Queijo Manto da Serra. Produtos que carregam em sua gênese a arte do queijo brasileiro.

Melhor Terroir para
Queijos no Brasil


E tudo isso começa lá no campo. Com a mente e esforços voltados a fabricar queijos de extrema qualidade, a Cruzília prima pela excelência de sua matéria-prima, integralmente proveniente de mais de 100 famílias de produtores de leite. A captação é realizada em propriedades rurais localizadas nos campos da Serra da Mantiqueira. Além do relevo e do clima favoráveis, da experiência, conhecimento e dedicação dos produtores, a Cruzília oferece assistência técnica de engenheiro agrônomo, veterinários e técnicos agrícolas, garantindo a qualidade e colaborando com o crescimento e sustentabilidade das propriedades e da atividade.

Conceito de Produção
Artesanal


Cada queijo é elaborado como uma obra de arte.

Desde a seleção de leite fresco da melhor qualidade, uso de ingredientes nacionais e importados, excelência nos processos produtivos e de controle de qualidade, até os constantes investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação, os produtos tomam forma, textura, cor, consistência e sabor. A grande diferença está no amor e máximo cuidado das pessoas que aqui trabalham, preservando o conceito artesanal de fabricação. Esse encontro de tradições transmitidos de geração em geração dão alma aos queijos Cruzília. Nada se compara, combinações autênticas e especiais que vem conquistando consumidores em todo Brasil e prêmios ao redor do mundo.

Premiações


Os queijos brasileiros mais premiados no mundo!

img-premio

Concours Mondial du Fromage, 2021

Santo Casamenteiro ganha medalha de Super Ouro no Concours Mondial du Fromage em Tours, na França em 2021

img-premio

Concours Mondial du Fromage, 2021

A Lenda ganga medalha de Ouro no Concours Mondial du Fromage em Tours, na França em 2021

img-premio

Concours Mondial du Fromage, 2021

Serra da Mantiqueira ganha medalha de Bronze no Concours Mondial du Fromage em Tours, na França em 2021

img-premio

Brazil's Cheese World Contest.

A Lenda ganha medalha de Ouro no Brazil's Cheese World Contest em Araxá, interior de Minas Gerais, em 2019.

img-premio

31º Word Cheese Awards

Azul de Minas ganha medalha de Prata entre os 3.472 queijos provados no 31º Word Cheese Awards realizado em Bergen, na Noruega em 2018

img-premio

Concours Mondial du Fromage, 2017

Santo Casamenteiro ganha medalha de Prata no Concours Mondial du Fromage em Tours, na França em 2017

img-premio

Fl South America Inovvation Awards

Santo Casamenteiro ganha como produto mais inovador da América Latina em 2017