A curiosa história por trás do Santo Casamenteiro Cruzília | Cruzília

A curiosa história por trás do Santo Casamenteiro Cruzília


04/10/2021

Queijo exclusivo da marca carrega a fama de levar ao altar quem degusta o produto.

13 de junho é dia de celebrar Santo Antônio, figura católica conhecida pela fama de “arranjar casamentos”. Reputação similar à do Queijo Santo Casamenteiro, que carrega consigo a lenda de levar ao altar aqueles que experimentam o produto – exclusivo da Cruzília, marca que integra a plataforma UltraCheese localizada na Serra da Mantiqueira (MG), no melhor terroir do país para produção de queijos finos.

Como toda tradição tem a sua origem, a história do Queijo Santo Casamenteiro começou a ser escrita já nas primeiras semanas de sua criação. Na ocasião, percebeu-se um curioso fenômeno: as moças que preparavam a iguaria e provavam o produto durante seu preparo, acabavam se casando pouco tempo depois. Desde então, a fama de casamenteiro do queijo se espalhou pelo Brasil afora.

Mas não é apenas em solo nacional que o Santo Casamenteiro faz sucesso: o queijo foi eleito um dos melhores do mundo no Concours International des Fromages de 2017, na França. Também foi escolhido como o produto mais inovador da América Latina em 2017, no Food Ingredients South America Innovation Awards.

“A receita tem como base o Queijo Azul de Minas, outro item exclusivo da Cruzília. As unidades são decoradas uma a uma em um processo manual feito com muito carinho por nossos mestres queijeiros. O toque final fica por conta do recheio equilibrado com damasco, nozes e cream cheese”, conta Maria do Céu, especialista em queijos e consultora da UltraCheese.

Com gosto suave, o Santo Casamenteiro dispõe de várias camadas, similar a um bolo de núpcias. Por conta da sua textura e cremosidade, é recomendado o consumo in natura como entrada ou aperitivo. Vinhos brancos Chardonnay ou espumantes Brut são bem-vindos na harmonização, assim como os vinhos tintos do Porto ou cervejas IPA, Vienna e Pale Ale. O Santo Casamenteiro é um produto único, uma experiência inigualável e torna qualquer ocasião em um momento mais do que especial.

Notícias Relacionadas


Cruzília amplia linha de fondues e lança produto inédito no mercado, feito com seu Queijo Azul de Minas

Cruzília amplia linha de fondues e lança produto inédito no mercado, feito com seu Queijo Azul de Minas.

INFLUENCIADA POR RECEITAS MINEIRAS CENTENÁRIAS, CRUZÍLIA LANÇA QUEIJO MONTANHÊS COM FOCO EM NOVOS PÚBLICOS E MERCADOS.

Influenciada por receitas mineiras centenárias, Cruzília lança Queijo Montanhês.

Irresistíveis queijos especiais da Cruzília chegam ao mercado na versão fatiados

Irresistíveis queijos especiais da Cruzília chegam ao mercado na versão fatiados.

Cruzília passa por rebranding nas embalagens e na marca, que reforça seu posicionamento de queijaria brasileira mais premiada no mundo.

Embalagens e marca, reforçando seu posicionamento de queijaria brasileira mais premiada no mundo.